Positive Birth Movement – Oeiras

O Positive Birth Movement (PBM) é uma rede global de grupos de discussão. Um lugar onde todas as mulheres grávidas se encontram e partilham experiências, pensamentos e emoções acerca do parto, independentemente do seu background, histórias e escolhas.

Todos os encontros são de acesso GRATUITO e POSITIVOS no que diz respeito ao parto.

Aberto não só a grávidas, casais, mas também a mães, profissionais e qualquer pessoa que se interesse pelo tema do Parto Positivo. Todos são bem-vindos a partilharem as suas experiências.

Todos os meses há um tema diferente. Em Oeiras, é habitual reunirmos no penúltimo sábado de cada mês. Confirma as datas e todos os detalhes na nossa página de Facebook aqui. Costuma haver chá e biscoitos!

Ao contrários das aulas de preparação para o parto, nos grupos PBM, as mulheres ouvem-se umas às outras, não havendo “uma professora”. É habitual haver um tema para debater e há uma introdução da pessoa que está a facilitar o debate. Depois, a conversa corre livremente…  

positive-birth-movement-logo.jpgAlguns grupos são facilitados por profissionais como doulas (como é o caso do PBM Oeiras, com a doula Cristina Cardigo), parteiras ou enfermeiras.

Outros são simplesmente facilitados por mulheres que são apaixonadas pelo parto como uma experiência positiva.

Os grupos PBM têm o objetivo de serem úteis durante a tua gravidez: um espaço amigável para ouvir histórias e partilhar ideias, de forma refletires sobre o que procuras para a tua experiência de parto, e também para desafiar medos e expectativas negativas que possas ter. É um espaço para criar uma rede de amizade e apoio na tua zona de residência que esperamos que se mantenha após o nascimento do teu bebé.

PARTO POSITIVO

O Positive Birth Movement (PBM) acredita que todas as mulheres merecem um parto positivo. Aqui está a forma como definimos um parto positivo:

👍 A mulher está no local que deseja estar:
👍 As escolhas são informadas e não com base no medo
👍 A mulher é ouvida e tratada com respeito e dignidade
👍 A mulher está empoderada
👍 A memória do parto é afetuosa e de orgulho

Um parto positivo significa um parto onde a mulher sente que tem liberdade de escolha, acesso a informação fidedigna e que ela está no controlo, de forma empoderada e respeitada. Chega ao parto, talvez com alguma trepidação, mas sem medos ou receios, e usufrui do parto, recordando-o posteriormente com afeto e orgulho.

babyUm parto positivo não tem que ser necessariamente natural ou sem medicação – tem a ver com o direito de ter acesso a informação de forma positiva em oposição a opiniões baseadas no medo. O PBM é centrado na mulher e, como tal, respeita o direito da mulher a escolher onde quer estar e como deseja ter o seu bebé.

Podes ter um parto positivo no hospital ou em casa, com ou sem intervenção médica. Podes ter uma cesariana positiva ou um parto na água positivo. Olhamos para o parto de forma realistica, fazendo escolhas genuínas e sentido o poder pela experiência em si.

O PBM acredita que a comunicação é a chave para transformar a experiência de parto. Ao nos juntarmos em grupo, na vida real e online, partilharmos experiências, emoções, conhecimentos e sabedoria, as mulheres irão recuperar o seu poder para parir!

Vens? Inscreve-te através de hello@mimami.org.

—–

Sabe mais sobre o movimento global aqui. Também presente em Lisboa e Penafiel.