Babywearing

Carregar os bebés junto a nós tem inúmeros benefícios. Mas, a variedade no mercado é tanta que por vezes surgem dúvidas! O que comprar? De que material comprar? Estarei a carregar corretamente o meu bebé?

Prestamos apoio às famílias que pretendem recorrer ao babywearing para carregar o bebé junto a si, sobretudo com um pano elástico/semi-elástico e sling de argolas. Para poder testar outros produtos, recomendamos visita à loja Leva-me Contigo, onde encontrarão a sempre disponível Mónica Marques. 

De acordo com o Instituto Babywearing International, carregar os bebés tem várias vantagens, entre as quais destacamos:

Bebés mais felizes: É mesmo verdade! Os bebés que são carregados, choram menos. Estudos indicam que os bebés que são carregados durante 3 horas por dia choram menos cerca de 43% (1).

Bebés mais saudáveis: Bebés prematuros e com necessidades especiais têm um sistema nervoso mais frágil. Quando está num sling, o bebé sintoniza-se com o seu cuidador: o ritmo da respiração, o bater o coração, bem como os movimentos que a mãe faz. Esta estimulação ajuda-o a regular as suas próprias respostas físicas. Investigação demonstra que os bebés prematuros que são carregados ganham peso mais rapidamente e são mais saudáveis em comparação aos não-carregados (2).

Pais mais confiantes: Uma boa parte da confiança parental advém da habilidade em ler as pistas que os nossos bebés nos dão. Carregar um bebé num sling permite aos pais estarem mais sintonizados com os seus movimentos, gestos e expressões. Cada vez que um bebé nos diz que está com fome, aborrecido, ou molhado, sem chorar, a sua confiança nos pais aumenta, a sua aprendizagem é superior e a própria confiança nos pais é reforçada. Este ciclo de interação positiva aprofunda o vínculo entre pais e filhos e é especialmente benéfico para as mães que sofrem de depressão pós-parto (3) (4)

Pais mais amorosos: Os porta-bebés são uma excelente forma de proporcionar um vínculo afetivo para o pai, avó, pais adotivos, amas e outros cuidadores. Imaginem um recém-pai que vai passear com o seu bebé num sling. Não só o bebé começa a estar mais acostumado à sua voz, bater do coração, movimentos e expressões faciais, mas ambos estão a construir uma relação mais forte.

Conforto e conveniência: Com a ajuda de um porta-bebés, é possível tomar conta de uma criança mais velha ou fazer outras tarefas sem as interrupções constantes de um bebé ansioso e em stress. Isto também contribui para diminuir a rivalidade entre irmãos. Os porta-bebés são ótimos para usar com bebés mais velhos e crianças: os pais poupam os seus braços e é possível chegar onde um carrinho não chega! Subir escadas, passear nas montanhas, andar em aeroportos movimentados… tudo isto pode ser feito com facilidade quando se tem o porta-bebés mais adequado.

Valor

Consulta de Babywearing

Domicílio – Consulta: 25€  

Online (via Skype) – Consulta: 20€ 

Para mais informações, contacta-nos.

 

Referências
1 – Hunziker UA, Garr RG. (1986) Increased carrying reduces infant crying: A randomized controlled trial. Pediatrics 77:641-648
2 – “Current knowledge about skin-to-skin (kangaroo) care for pre-term infants”. J Perinatol. 1991 Sep;11(3):216-26.
3 – Pelaez-Nogueras M, Field TM, Hossain Z, Pickens J. (1996). Depressed mothers’ touching increases infants’ positive affect and attention in still-face interactions. Child Development, 67, 1780-92.
4 – Tessier R, M Cristo, S Velez, M Giron, JG Ruiz-Palaez, Y Charpak and N Charpak. (1998) Kangaroo mother care and the bonding hypothesis. Pediatrics 102:e17