Papas com açúcar, por Carlos González

Queremos começar a dar cereais ao Jorge, o nosso filho de seis meses. Surgiu-nos, no entanto, uma dúvida: se geralmente se recomenda não acrescentar sacarose aos alimentos infantis, porque motivo as marcas comerciais de papa têm sacarose adicionada? Seria preferível que não a tivessem ou é indiferente?

Ou será que o “açúcar” mencionado na lista de ingredientes é diferente da sacarose? Existem marcas de papa de cereais sem sacarose?

(Ambos adoramos o seu sentido de humor!) Agradecemos-lhe de antemão,
Isabel e Arturo (papás corroídos pela dúvida)

Queridos e corroídos amigos:

A pergunta que me fazem pode classificar-se como política (e economicamente) incorrecta. Por que motivo as papas de cereais comerciais contêm açúcar se seria melhor não o dar aos bebés? São várias as hipóteses, qual delas a mais perturbante:

  1. O açúcar é barato.
  2. Se a papa for doce, o bebé come-a, e, se ele a comer, a mão torna a comprar-lhe a mesma papa. A verdade é que a papa caseira, preparada sem açúcar (por indicação do pediatra), não consegue competir com as compotas industriais.
  3. Os fabricantes estão-se nas tintas para a saúde dos bebés.

Usei a palavra compota porque a sua dúvida incitou-me a pesquisar mais sobre este assunto, e fiquei pasmado com as minhas descobertas. A maioria das papas contém mais de 10% de açúcar (produto seco) e algumas quase 30%.

Algumas papas disponíveis no mercado não contêm açúcar adicionado (de acordo com o que anunciam pomposamente na embalagem), mas basta-nos ler a composição para concluirmos que têm cerca de 20% de açúcar proveniente dos cereais ou do sumo de fruta que lhes é acrescentado. Felizmente não precisam de dar nada disto ao vosso filho. Todos os dias comem cereais sem açúcar muito mais sãos: arroz, massa, pão…

Espero ter contrubuído para esclarecer as vossas dúvidas (ou, pelo menos, para vos dar um tratamento anti-corrosão!), e desejo-vos as maiores felicidades com o Jorge.

Cordialmente,

Carlos González in Pergunte ao Pediatra

Carlos González, dia 28/10, Cascais. Inscrições até dia 25 em mimami.org

Humanos_cartaz_programa 28-10

 

Partilha o que te vai na alma...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s