Irmãos

“Porém, muitas vezes o irmão mais velho enfrenta uma considerável desvantagem: a crença que os seus pais ainda depositam no arquétipo do “menino bonito” e obediente, uma miragem plasmada da televisão, dos livros e da tradição popular.

Há quem pretenda que a sua filha de dois anos arrume os brinquedos ou durma sozinha, e que se surpreenda, ou até se zangue, sempre que ela não corresponde às expectativas.

Quando nasce o segundo filho, o pai já sabe por experiência própria que, aos dois anos de idade, as crianças não arrumam a casa nem adormecem sozinhas, pelo que nem seuquer perderá tempo a ensaiar uma tentativa junto do filho mais novo. A esse pequenote, portanto, ninguém exigirá que arrume os binrquedos.

Contudo, quando chegar essa altura a irmã mais velha já terá os seus cinco anos, e é provável que os pais entendam que, com essa idade, ela não só deveria ajudar a arrumar, como também deveria tomar banho sozinha e ajudar a pôr a mesa… Quando o mais novo chega aos cinco anos de idade, os pais já têm consciência de que não serve de nada ralhar ou zangarem-se, e que ele vai encontrar sempre maneira de escapar sem pôr a mesa e de evitar o banho… Mas por essa altura, os pais vão contar que a mais velha, já com oito anos, faça os deveres, obedeça sem hesitações e toma conta do cão…

É sempre o pobre irmão mais velho que tem de abrir terreno perante a inexperiência dos pais. Por ser mais velho do que os outros, dele esperamos que se revele sempre maduro e responsável, sem nos lembrarmos de que se trata, na realidade, de uma criança.

Tente tratar o seu primeiro filho como se fosse o segundo.”

Carlos González in Crescer Juntos

Carlos González estará em Portugal muito em breve, vem ouvi-lo ao vivo! Últimas inscrições em mimami.org

Humanos_cartaz_programa 28-10

Partilha o que te vai na alma...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s