Que calor, meu amor!

O tempo está quente, as notícias lá fora não são as melhores, mãe e bebé a desesperar sem quase sair de casa!

A bebé Bia está com uma borbulhagem na pele, junto ao pescoço, por causa de suar tanto nestes dias de muito calor. Depois de falar com a pediatra, fui à Dra. Google e encontrei esta chiqueza de nome: miliária. De seguida, pedi a ajuda do público (queridas amigas mães que habitam o meu Facebook) que me deram várias sugestões: desde não fazer nada, usar roupa fresca de algodão, usar creme da fralda, argila com azeite ou farinha maizena (em pó, em pasta, no banho).

É um tormento para adormecer. Tem comichão na nuca e dar colo e mama (a nossa receita imbatível) transformou-se numa tarefa hercúlea. A mãe tenta adormecê-la na cama, mas a moça só quer rebolar, gatinhar e pôr-se de pé. Com o Gui, aos 8/9 meses as noites foram ainda piores: calor abrasador + dentes a romper + querer gatinhar + ansiedade de separação = mãe prestes a ser internada!

Sentada, dava mama, embalava e cantava, enquanto ele me batia no peito e dava pontapés. Se o pousava, berrava e queria colo. Se dava colo, queria sair dali. Chucha? Biberão?! Colo do pai?!! Como ousais!! Experimentámos (quase) tudo, sem grande sucesso.

 no baby friday wine milk GIF

Faltou isto…

Pelo menos a Bia só refila e enfia o dedo na boca da mãe, fazendo gancho. E a mãe suspira, inspira, expira, respira (e não pira!), tenta recordar que é só uma fase, que vai passaaaaar, que eles precisam de nós. Quando está demais, querido paizinho e querido chocolatinho – vinde até mim!!!

candy chocolate gifs i love lucy

Sim, tenho um chapéu igual

Tudo para dizer: Mães com bebés entre 8-12 meses? Tamo juntas!!

Surgem muitas dúvidas neste tempo de TANTO calor! De seguida respondemos a algumas.

É importante dar água aos bebés?

Se for um bebé amamentado em livre demanda, com menos de 6 meses, não é aconselhado oferecer água, desde que o bebé mame com muita frequência. O leite materno é composto por 88% de água (weee agora já podem dizer isto quando comentarem que “o teu leite é só água”). A água tem calorias vazias e corre-se o risco de ocupar o estômago com algo em substituição do leite materno. No entanto, é muito importante estar atento: os recém-nascidos e as crianças podem não sentir, ou não manifestar sede, pelo que são particularmente vulneráveis.

Mas o meu bebé não é amamentado… dou-lhe água?

Se o bebé estiver a consumir leite artificial, há quem aconselhe aumentar a ingestão de água (Anne Smith, IBCLC), uma vez que o LA é mais pesado para os rins e estes bebés não têm o metabolismo tão eficiente com um bebé amamentado, pelo que o seu corpo consome mais água. O ideal é conversar com o profissional de saúde assistente.

Sumos ou um chá geladinho, devo oferecer?

Chás e sumos são totalmente contra-indicados para bebés com menos de 6 meses. Acima desta idade, também se questiona o benefício destas bebidas. Será mais adequado optar por fruta fresca da época e água, além do leite como alimento principal após os 6 meses e até completar o primeiro ano de vida. Chás podem também ser perigosos.

O meu filho é recém-nascido, há diferença?

Sim! Sobretudo se tiver menos de 4-5 semanas, a ingestão de água pode ser perigosa! Bebés com menos de 2 meses não devem consumir água, pois está associada a níveis de bilirrubina elevados e perda de peso excessiva. O estômago do bebé fica cheio de um líquido que não é nutritivo. Excesso de água pode, também, levar a intoxicação em bebé com menos de 1 ano de vida, pois demasiada água dilui os níveis de sódio normais.

Mas é sempre assim tão perigoso? O meu bebé já come sólidos e tudo!

A água em quantidade adequada não tem problema, se o bebé tiver mais de 6 meses. Podemos oferecer num copo evolutivo ou no copo normal (pequeno, de forma a que o bebé possa segurar é o ideal), não há necessidade de um biberão. Há bebés que podem até beneficiar de um pouco de água quando sofrem de obstipação e não têm leite materno em modo bar-aberto.

A minha maminha está sempre ao dispor. Devo aumentar a minha ingestão de líquidos?

Esta é fácil de responder: ouvir o seu corpo e manter a hidratação de forma à sede estar saciada. Não há necessidade de aumentar a quantidade de líquidos por obrigação. No entanto, a DGS recomenda a ingestão de liquídos mesmo sem sentir sede (uma vez que esta já é uma manifestação do corpo em como necessita de água).

Que outras medidas devo tomar perante este calor?

  • Fazer refeições leves e frequentes
  • Permanecer em ambientes frescos, tomar um duche de água tépida e evitar as mudanças bruscas de temperatura
  • Arrefecer os automóveis antes de colocar os bebés no ovinho
  • Usar roupa larga, leve e fresca
  • Diminuir a atividade física
 smile beach drink holiday vacation GIF

Era isto, mas em bikini…

Para mais recomendações e informação sobre golpes de calor e efeitos graves do calor na saúde, consultem este artigo da DGS.

Fontes: Kellymom.com, stlouischildrens.org, Anne Smith (IBCLC), DGS.pt.

assinatura blogue cristina cardigo

 

Partilha o que te vai na alma...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s