Carrega o teu bebé

Como toda a grávida que se preze, adquiri o meu pouch sling ainda antes do meu filho Gui nascer. Isto foi há cerca de 4 anos e meio. A principal preocupação era a escolha do padrão do tecido e, claro, o tamanho do sling em si. Depois, podia fazer matchy-matchy com o porta-chuchas, tapa-ovinho, fraldas, avental de amamentação (sobre isto falarei noutro texto), e toda a parafernália que achamos ser necessário ter quando esperamos o primeiro filho.

E em relação à segurança? E ao conforto do bebé? E ao meu próprio conforto?

Não se falava muito nisso. Marcas de artesãs com muitas seguidoras no facebook, de certeza que está tudo bem. Ou marcas de renome vendidas em lojas nos shoppings, de certeza que também está tudo bem.

Mas não, não está tudo bem.

gui babywearing

 

Assim por alto, na primeira foto, a posição não é correcta. O bebé não deve estar deitado nem curvado, mas sim na posição vertical, queixo afastado do corpo, numa posição em J. O pouch sling, por não ser ajustável, é mais recomendado quando os bebés são mais velhos e já se sentam, por exemplo. Mas continua a ser pouco ajustável. Para quem não se incomoda com o peso em apenas 1 dos ombros, o ideal é recorrer a um sling de argolas.

Na segunda foto, piorou. Um marsúpio, de uma marca bem cara, vendida em lojas conceituadas de produtos infantis. Como podem ver, o bebé fica pendurado pelos genitais, o que é muito desconfortável. Para além disso, está virado para a frente, o que é péssimo pois fica sobre-estimulado. Deixa de ver os pais e não se consegue proteger dos estímulos que recebe. Muitas vezes adormece não por estar tranquilo, mas por shut-down como forma de proteção. O painel é rígido e desconfortável. As alças do marsúpio são desconfortáveis também para o cuidador. Recebeu uma coisa destas de presente? É melhor pedir o talão para trocar.

Na terceira foto, já estamos a usar uma mochila ergonómica, que permite andar com eles à frente, atrás e de lado. Só que não está bem colocada, o que fazia com que eu não a conseguisse usar durante muito tempo seguido.

Só que não…

Então, o que usar? Panos elásticos, semi-elásticos, panos woven (sem elasticidade), slings de argolas, mei tais, mochilas ergonómicas… Sim, é um sem fim de opções, em termos de produtos, tecidos, etc etc. Desde que a minha filha nasceu que usei vários tipos de panos e também o sling de argolas. Descobri que consigo ir a todo o lado e que ela acalma naturalmente. Chora muito pouco. É habitual estar com ela em formações, reuniões de trabalho, conferências… e o que mais oiço é “Ah, é tão tranquila!”. A verdade é que ela está tranquila, porque tem tudo o que precisa: mama e colo. Se eu tentasse que ela andasse sempre no carrinho, estava bem tramada.

Assim, aconselho sempre as mães que acompanho a experimentarem várias alternativas. Babywearing feito de forma correcta, segura e confortável é um autêntico salva-vidas no pós-parto.

O ideal, é conversar com uma consultora de babywearing.

Comecei a minha jornada neste campo muito recentemente e gosto de me rodear de pessoas mais experientes. Quem me ajudou bastante na gravidez da Bia foi a Mónica Marques, da Leva-me Contigo, com quem a Amamenta Lisboa tem uma parceria. E, para celebrar esta parceria, lançámos um workshop de amamentação e babywearing, que vai ser já no dia 1 de Abril, numa casinha muito especial. E o lanche fica por nossa conta! O desconto termina no domingo.

e é isto que se quer… mais ou menos.

PS: O bebé da foto foi sempre bem tratado e não sofreu injúrias resultantes do uso destes equipamentos. Foi tudo tão desconfortável que, nos dois primeiros casos, os seus progenitores nem saíram de casa. 


Partilha o que te vai na alma...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s