Congresso Nacional do Bebé

Escusado será dizer que estava em pulgas para este dia! Confesso que sou um bocadinho groupie da Constança Cordeiro Ferreira. Estar na mesma sala que ela já me põe os batimentos um bocadito acelerados, imaginem num congresso organizado pelo Centro do Bebé, com oradores de luxo!

congresso-bebe

O congresso começava cedo e sair de casa não foi fácil. O Gui ia com o pai ao Museu da Eletricidade (que afinal estava fechado e acabaram por ir ao MAAT tirar umas fotos de fazer inveja aqui à mãe), pelo que saiu a família ao mesmo tempo. Bia estava a dormir, tudo pronto para arrancar no nosso bólide, quando o Gui resolve tocar maracas com o seu caixote de lixo cheio de peças de Lego. A moça acorda. Resultado, chegámos ao Mercado da Ribeira atrasados e com sinfonia. Só consegui ouvir o final da Luísa Sotto-Mayor e, diz quem sabe, que foi tão bom que ficou com os olhos marejados logo no início do congresso.

A Helen Ball e o sono de pais e bebés merece um texto só para si. De tudo, aquilo que mais me tocou veio de dois psicólogos. Sim, eu que sou meio avessa aos psicólogos, de repente ZÁÁÁÁSSS, em cheio no coração. Primeiro, ouvir a Mariana Cordeiro Ferreira sobre o corpo da mulher durante a gravidez e o pós-parto. A Dra. é gira que até dói, o que poderia ela saber sobre os dramas com o corpo? Toma lá, Cristina, arruma os teus preconceitos na gaveta. Falou sobre a importância de sermos mais amigas umas das outras, sobretudo com o que se diz às grávidas. E eu recuei no tempo até às minhas gravidezes. A primeira, muito certinha (mas algo infeliz), com um ganho de 11/12kgs. A segunda, a irradiar de felicidade, sei lá eu o ganho de peso que me trouxe. Toda a gente me dizia que eu estava enorme (com exceção honrosa às minhas amigas doulas, pois para elas estava luminosa e magnífica). A verdade é que devo ter chegado aos 90kgs, vestia um 42 e calçava um 40.  Depois do parto, ficaram 10kgs a mais que não sei como me irei livrar deles. Bem tento pensar que um corpo habitado nunca voltará a ser o mesmo. E o romantismo da ideia conforta-me enquanto como mais um quadrado de chocolate preto. Um conforto que irá, certamente, desvanecer-se assim que surgir a ideia de usar um bikini.

Logo de seguida, o Nuno Reis. Outro psicólogo. Que vinha falar sobre relações. Ainda por cima homem. A sério? Um homem falar de relacionamento pós-filhos? Começou e estava bem encaminhado. Chegou à parte em que a mulher se queixa dos pratos sujos na cozinha e o homem se queixa da roupa espalhada, e tudo isso parece insuportável. Oh diabo, mas ele esteve em minha casa e eu não sei? Fez-me recuar, (re)pensar o relacionamento que dura há 16 anos e (por enquanto) sobrevive a dois filhos. (Sim, o Paulo Farinha também lá estava.) Suspirei quando recordei que quase quebrou com a vinda do primeiro filho, sorri quando pensei que hoje estamos mais fortalecidos. Ainda assim, sem muito tempo para simplesmente estarmos um para o outro.

Liguei ao pai cá de casa (que afinal também é marido) e pedi para me vir buscar sozinho. Deixar o Gui em casa mais um bocadinho com a minha mãe não traria mal ao mundo, pelo contrário. Fomos lanchar juntos e, por alguns segundos, olhámo-nos nos olhos. Fomos até ao parque de estacionamento de mão dada. Saí do congresso com o corpo dorido (muitas horas com a Bia-mini-chumbinho no pano), mas com a alma e o coração cheios. Pelo que está a ser feito pelos bebés, pelas famílias, mas também por mim, pela minha família. E pensar que este carinho todo, que surge numa família também, só pode inspirar-me a fazer cada vez melhor, no meu trabalho junto das famílias… é muito recompensador estar rodeada de pessoas assim!

One thought on “Congresso Nacional do Bebé

Partilha o que te vai na alma...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s