Então e dá boas noites?

Embala, adormece, pousa, acorda, chora. Pega de novo, embala, adormece, pousa, acorda, chora. Repete, repete, repete. Até à exaustão, da mãe, do pai, do bebé. Durante 9 meses o bebé está habituado a calor, movimento, contacto, alimento, tudo de uma forma contínua. De repente, é espremido, está cá fora neste mundo, num mundo em que se fala de manhas e o importante é a autonomia do bebé. Mas a nossa natureza não é assim… somos como as mães canguru, mas em vez de bolsa temos braços. Com o Gui demorei um pouco a perceber isso e a minha sanidade mental ressentiu-se.

Com a Bia já tenho outras ferramentas. E, acima de tudo, sei o que é normal e expectável num bebé. Nas noites boas, a Bia acorda para mamar umas 4/5 vezes e volta a adormecer. Nas noites complicadas, quando tem muitos gases acumulados, requer mais embalo e muito colo. Nestas noites, o pai e eu fazemos turnos, para que todos consigamos descansar um pouco. A regra cá em casa é tolerância zero ao choro: fazemos tudo o que está ao nosso alcance para que ela esteja bem. Acolhemos o choro, mas tentamos minimizá-lo e até evitá-lo assim que percebemos que há algum desconforto. Ao evitarmos o cortisol, a hormona do stress, estamos a ajudá-la a estar mais tranquila de forma prolongada.

Fomos também ao workshop da Constança Cordeiro Ferreira, Sono Feliz Sono Tranquilo, para aprender mais alguns truques para melhor ultrapassar esta fase (é um bom mantra nos momentos difíceis “vai passar, vai passar”, se for com a entoação Frozen ainda melhor). Dormir bem ao longo do dia é fundamental para dormir bem ao longo da noite. Nada de “não deixes dormir de dia para ficar cansada e dormir melhor de noite”. Os bebés não funcionam assim! A Bia ainda precisa de contenção e movimento, pelo que comprámos um pano: vem connosco para todo o lado e dorme bem quentinha junto a mim. A melhor compra de sempre! Devia ser algo obrigatório no enxoval!

Para além disto, estamos a aproveitar o mês de Outubro para regular o ritmo circadiano com a luz solar. A partir das 18h30 ficamos só com a luz natural e evitamos as luzes da casa. Claro que com outra criança com quase 4 anos nem sempre é fácil, mas vamos fazendo turnos. Assim o mais velho também tem a atenção total de um dos pais. Aos poucos, a Bia vai produzindo a melatonina, hormona do sono, e entrando no soninho da noite. Tem corrido bem. O tal bem que referia mais acima. :-) (A propósito disto, há dias o pai dizia ao telefone “sim, sim, tem dormido bem” e eu, ao pensar nas mil vezes para dar de mamar, ainda refilei… ao que me respondeu “tenho que dizer que dormiu bem senão começam a dar-me soluções milagrosas. As pessoas não percebem como funciona um bebé” Grande WIN! pensei eu.)

Isto tudo para vos contar que estou em pulgas para o Congresso Nacional do Bebé, que é já no próximo sábado! Oradores fantásticos, entre os quais a Helen Ball, da Durham University, mentora do Parent-Infant Sleep Lab.. E sabem o que ela diz? Ora vejam:

“É importante os pais perceberem o porquê dos bebés acordarem frequentemente durante a noite, e saberem como podem lidar com isso da melhor maneira para si próprios, em vez de entrarem nestas batalhas com os seus bebés no meio da noite a tentar que eles façam algo que, na verdade, não estão ainda preparados fisiologicamente para fazer.”

Estava com algum receio de estar o dia inteiro num congresso com a Bia tão pequenina, mas acabei de descobrir que vão ter condições fantásticas!

<3 Playground dentro da sala para que os bebés possam esticar-se no chão e brincar, enquanto os pais mesmo junto a eles possam continuar a assistir às palestras.

<3 Espaço Centro do Bebé: ao longo do dia, profissionais disponíveis para esclarecer dúvidas, aconselhar e conversar com os participantes.

<3 Mini sessões Brinca Bebé de interação pais-bebés com a educadora do Centro do Bebé, Mafalda Napierala, no espaço playground

<3 Música para bebés no final do dia

<3 Espreguiçadeiras e almofadas para que as mães possam sentar-se mais confortáveis para amamentar ou descansar um pouco enquanto continuam a assistir às sessões.

<3 Zona para aquecer papas, sopa ou leite do seu bebé.

<3 Fraldários

Encontramo-nos lá? :-)

Partilha o que te vai na alma...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s