Confiem no pai!

Imagem: Um homem sozinho com um bebé ao colo. O que pensam as pessoas? O que pensarão homens, novos e velhos, mulheres, solteiras ou casadas? Querem apostar?

Com o meu regresso ao trabalho, as minhas crianças têm ficado com o pai desde manhã cedo. Ele arranja o mais velho (quase 4 anos), brincam um bocadinho, pequeno-almoço, vestir, levar à escola. Ao mesmo tempo, cuida da mais nova, que ainda nem 2 meses tem, que pede colo e leite, leite e colo, esteja acordada ou a dormir. Belos bíceps que ele tem! Leva o mais velho, depois passeia com a mais nova, pelo parque, até casa dos seus pais, volta para casa.

Quais são as principais queixas que oiço assim que chego a casa?

Que a sociedade é machista! Que as mulheres são machistas! Que ninguém confia num homem com um bebé.

Hun?

E eu, do alto do meu feminismo (?), tento explicar-lhe que pronto… a mãe é mãe, tem aquele dom e aura especiais, que há uma conexão que não se explica, e ronhonhó pardais ao ninho.

Mas depois penso com os meus botões… Eu confio no pai dos meus filhos. Ninguém melhor do que ele para cuidar deles na minha ausência. Não é por ser homem que é menos capaz. Embora a sociedade que o rodeia, sobretudo as mulheres, acham que um homem precisa de uma mulher para cuidar de um bebé. Seja ela quem for, desde que seja mulher. Tão próxima como a sua mãe, tão afastada como um par de desconhecidas no parque, seja a senhora da limpeza ou a que fiscaliza o pagamento do parquímetro. Basta ser mulher. Ou, pelo menos, mãe de alguém.

Como se os bebés fossem todos iguais, tábua-rasa, que se faz A para obter o resultado B. E que só as mulheres-mães detêm essa imensa sabedoria.

Mulheres! Mães! Confiem no pai! Deixem-no ser pai, dos vossos filhos, dos vossos netos, deixem-no ser pai dos seus filhos. É tentando e errando que aprendemos – TODOS – a sermos pais e mães dos nossos filhos, já que ninguém nasce ensinado.

Cada bebé é único. E cada família tem a sua dinâmica. Confia!

Partilha o que te vai na alma...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s