Hoje começa o Verão

Hoje começa o Verão.

Olhando pela janela da minha cozinha pela manhã, não parece. Está cinzento, mais fresco, parece um dia de Outono.

Olhando pela janela do meu coração, também não parece.

Estamos em Brno há 19 meses, ainda não falo a língua, entretanto tornei-me mãe pela segunda vez de uma Rita que já tem 6 meses (o tempo voa, voa, voa mesmo!), o meu Gabriel de 4 anos já consegue vestir sozinho, calçar sozinho, comer sozinho, fala português, inglês e algum checo.
Estamos há 6 dias sem o papá porque foi de viagem e só volta daqui a mais 6 dias. É a primeira vez que fico sozinha com os miúdos, nesse país que não é o meu e onde ainda me sinto tão estrangeira. Tornei-me por isso a presa ideal para um gajo chamado Edward A. Murphy, engenheiro, está claro, que lançou uma maldição sobre todos nós: “Se algo pode dar errado, dará.”

Pequenas tragédias destes dias a três:

1ºdia: ofereci-me para babysitter de um bebé de 6 meses de uma mãe também imigrante que estava aflita. Claro, o que podia correr mal? Quase tudo, duhhhh. Bebé desata a chorar 20 minutos depois de estar cá em casa, acorda a minha bebé que chora quando vê outro bebé no meu colo, o meu filho de 4 anos começa a ficar ansioso com dois bebés a chorar mas ainda assim conseguiu entreter a irmã enquanto eu tentava acalmar o outro bebé. 30 minutos depois chegam os pais para o levar de volta e imediatamente o silêncio reinou: Gabriel sossegado, Rita a dormir novamente em 10 minutos. Com este episódio falhado pensei com os meus botões que afinal até ia correr bem esse tempo a três porque pelo menos consigo acalmar os meus filhos que não desatam a chorar quando me vêem! Ahhhhh Little did I know

2ºdia: máquina de lavar roupa avaria-se quando estava a lavar uma carrada de fraldas (uso fraldas reutilizáveis na minha bebé). Toca a tirar tudo e a lavar à mão dentro da banheira da filhota. E o tempo, que tinha estado de puro Verão até o dia anterior, neste dia estava cinzento e fresco, óoooooooptimo para secar roupa que foi torcida à mão.

3ºdia: tinha convidado para almoçar uma mãe, amiga recente, imigrante também. Passei a manhã na cozinha, e para quem não sabe devo dizer-vos que adoro cozinhar e cozinho muito bem e nunca ninguém deixou de comer a minha comida. Até este dia. Uma convidada diabética, vegetariana, come ovos às vezes, que é alérgica ao leite mas que praticamente só gosta de batata, arroz, trigo e lacticínios. Escusado será dizer que mal tocou na comida que preparei tendo em consideração a saúde dela: puré de couve-flor, repolho cozido e salteado em azeite, ovos escalfados em cebolada com molho de tomate. Yep, way to go, wanna-be-masterchef-da-treta.

4ºdia: avaria-se o autoclismo. Avaria-se a torneira do lavatório. Ahahahhahahahahahahah ahahahahahhahahahahah (imaginar riso psicótico, estilo Joker do Batman). Mas, consegui arranjar ambos sozinha e estão a funcionar bem até agora. Uma alma caridosa, sim, temos alguns bons amigos portugueses aqui em Brno, veio cá buscar uma remessa de roupa para lavar lá em casa dele e trouxe-me lavada e seca no dia seguinte. Faço uma vénia aos amigos que são a nossa família quando estamos tão longe da nossa. Finalmente consegui que alguém viesse ver a máquina (na esperança que fale inglês) mas só podem vir na quarta-feira seguinte, daí a 5 dias. Great job, dude.

5ºdia: sábado, não há creche. Até tremo ao começar o dia, sozinha com os dois pequenos o dia inteiro e está de chuva, sair com eles sinceramente não é opção. Tudo corre bem, sem choros, comem bem, dormem quando é hora de dormir e o filho mais velho porta-se tão tão bem que resolvi fazer pipocas para mim e para ele ao lanche. Maravilha. Até à hora em que estou a sentar a irmã de 6 meses (SEIS MESES) na cadeira para comer o lanche e o Gabriel, mais rápido que um relâmpago e mesmo à minha frente, num espírito maravilhoso e lindo de partilha com a irmã, enfia uma pipoca na boca da Rita. SIM! UMA PIPOCA!!! Coração a mil, enfio os dedos na boca da pequena e depois de procurar e revirar o inferior bocal da pequena, lá consigo tirar a pipoca por entre o quase choro dela. Sentei, as pernas falharam-me. O Gabriel assustado começa a choramingar e eu explico calmamente porque não pode dar pipocas à mana, nem comida de tipo algum, e ele só me responde: “mas é o share, mamã… eu quero share com a mana…”. Dei-lhe um abraço e expliquei novamente que era perigoso mas que ele é um irmão maravilhoso.

6ºdia: hoje. Começa o Verão. Gabriel acordou com a cama toda molhada pela primeira vez desde que largou as fraldas de noite há mais de um mês. Sim, num dia de pouco sol e pouco calor, sem a máquina de lavar a funcionar, lá tive de lavar tudo na banheira o mais rapidamente possível para que seque, não vá amanhã precisar outra vez de mudar a cama e só tenho duas mudas de roupa da cama dele.

Com a máquina sem funcionar, voltei às fraldas descartáveis durante o dia inteiro (só uso as descartáveis para a noite e em saídas longas) para evitar mais roupa para lavar mas, claro que a garota ao segundo dia com as descartáveis fez alergia e tive que voltar às reutilizáveis. Ahahahahah Frak you Murphy!

Faltam mais 6 dias até o marido voltar de viagem. Vamos ver se pelo menos ninguém vai parar ao hospital e se os meus filhos continuam felizes como parecem estar mesmo que à mãe só lhe apeteça chorar um rio inteiro.

Estas pequenas coisas são simples de resolver, não são o drama da vida real nem nada que se pareça. Mas, sou imigrante neste país. Tudo parece (e é) tão mais difícil. Já para não falar no cansaço, nas noites interrompidas para alimentar a filhota, enfim.

Vamos tentando sobreviver. E rir. E chorar. E rir oura vez. O que quer que funcione para me fazer levantar da cama e ser a mãe e pai que os meus filhos precisam nesse momento.

Mas, o dia está a terminar e o sol apareceu um pouco e ainda houve tempo e vontade de passear pelo parque, andar de trotinete, saltar no trampolim, andar de baloiço e tirar fotos malucas. Chegados a casa falamos com o pai pelo skype e tudo parece um pouco mais azul. :)

Até daqui a uma semana! :)

~~~~~~~~~~

Marília Campos

Partilha o que te vai na alma...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s