Parceria Fruta Feia

“Gente bonita come Fruta Feia.” A primeira vez que ouvi falar neste projecto magnífico foi aquando da nossa participação no concurso FAZ Ideias de Origem Portuguesa. Estávamos a concorrer em 2014, elas tinham alcançado o 2º lugar em 2013. Ao longo da minha caminhada pelo empreendedorismo social foram várias as vezes que ouvi falar neles.

O principal objectivo da Fruta Feia é reduzir as toneladas de alimentos de qualidade que são devolvidos à terra todos os anos pelos agricultores e com isso evitar também o gasto desnecessário dos recursos usados na sua produção, como a água, as terras cultiváveis, a energia e o tempo de trabalho. Ao alterar padrões de consumo, este projecto pretende que no futuro sejam comercializados de forma igual todos os produtos hortofrutícolas com qualidade, independentemente do tamanho, cor e formato.

A primeira delegação da cooperativa Fruta Feia abriu no dia 18 de Novembro de 2013 em Lisboa no espaço da Casa Independente, à qual se seguiu a segunda delegação que arrancou no dia 15 de Abril de 2014 no espaço do Ateneu Comercial de Lisboa. Cada uma conta com 240 consumidores associados e evita semanalmente cerca de 2 toneladas de desperdício.

fruta feia cabazesMais do que ler, fui experimentar o projecto na sua essência. Mangas arregaçadas, fui a caminho do Intendente para ajudar a preparar os cabazes. Pessoas simpáticas, a voluntariarem-se para distribuir frutas e legumes que seriam vendidos no dia seguinte. No final, ainda tive direito a um miminho… trouxe um cabaz de 3,5kgs para casa. O que mais me surpreendeu? A fruta nada tinha de feia! Era precisamente o tipo de fruta que costumo procurar quando vou ao mercado, pois muitas vezes é a que menos químicos tem.

Como vamos oferecer fruta durante as nossas actividades, nada melhor do que fazer uma parceria com a Fruta Feia!

Negócios sociais de mãos dadas para transformar o mundo!

Partilha o que te vai na alma...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s